KEHILOT BEYAHAD: RECONSTRUINDO COMUNIDADES JUNTOS
O Fundo Keren Hayesod para Reabilitar Comunidades no Sul de Israel
Um projeto de parceria

Israel está atravessando alguns dos dias mais difíceis de sua História, um trauma nacional numa escala sem precedentes. Ainda estamos sofrendo com o horror e a dimensão do massacre de 7 de outubro e enfrentamos uma guerra cujo fim não está à vista. Mas somos uma nação de sobreviventes e heróis que sabem como se adaptar, reconstruir e seguir em frente. Nunca poderemos desfazer o tormento e o sofrimento que as vítimas do massacre sofreram e que os reféns continuam a sofrer. Não podemos trazer de volta filhos ou filhas, pais ou irmãos que foram assassinados. Mas podemos ajudar os que foram feridos fisicamente e/ou emocionalmente a tentar juntar lentamente os pedaços das suas vidas destroçadas, caminhando de mãos dados com eles enquanto dão os primeiros passos na longa jornada para a reabilitação. O que é urgentemente necessário agora é fortalecer os sobreviventes e suas comunidades, iniciando o seu processo de cura.

Danos ao Negev Ocidental
O massacre de 7 de outubro ceifou a vida de pelo menos 1.437 pessoas – 36 delas menores de 18 anos. Entre as vítimas, 378 homens e mulheres que foram assassinados no festival de música Nova, 314 pessoas que foram assassinadas em suas casas ou sequestradas, e 21 que foram mortas por disparos de foguetes. O ataque hediondo também causou grande destruição nos moshavim, kibutzim e cidades na fronteira com Gaza – pesados danos à propriedade, como resultado do ataque brutal e do lançamento de foguetes, bem como dos combates, juntamente com graves traumas físicos e mentais. Os danos cumulativos no Negev Ocidental aumentam diariamente, devido à presença do exército na área, aos combates e ao contínuo lançamento de foguetes, bem como à ausência dos residentes para cuidar e manter a área.
Oito comunidades em particular sofreram danos dramáticos: 1.900 edifícios foram danificados – 200 deles totalmente destruídos – tornando necessário evacuar os residentes para instalações temporárias durante pelo menos um ano até que estas comunidades sejam reabilitadas.

KEHILOT BEYAHAD
Revitalizando, reabilitando e construindo resiliência

O Keren Hayesod, em cooperação com a Agência Judaica, as municipalidades locais, as comunidades devastadas e a Autoridade Tekuma do governo, lançou um projeto de reabilitação a longo prazo que visa restaurar a resiliência pessoal e comunitária em 10 comunidades nos arredores de Gaza. O projeto multifacetado abrange os seguintes elementos:

Desenvolvimento comunitário e construção de liderança
Uma liderança local forte é essencial para reconstruir e reforçar a resiliência nas comunidades devastadas e evacuadas, muitas das quais vivem agora em alojamentos temporários. O projeto fornece ferramentas e formação a líderes comunitários e profissionais para os ajudar a navegar na complexa e inexplorada realidade pós-7 de outubro, de acordo com as circunstâncias únicas de cada comunidade. O projeto fornecerá treinamento por meio de orientação pessoal, workshops e aconselhamento para líderes comunitários.

Reabilitação psicológica e física
A reabilitação engloba um conjunto de programas de intervenção para diversas faixas etárias, para os indivíduos e para a comunidade, dependendo das necessidades específicas de cada comunidade. Incluirá, por exemplo, programas Keren Hayesod para jovens desfavorecidos, como o Jovens Futuros, que oferece atenção individualizada e enriquecimento através de mentores treinados e estabelecendo resiliência para os adolescentes; programas para idosos; tratamento de traumas; colônias de férias no exterior em comunidades parceiras acompanhadas por psicólogos/ especialistas em trauma. Vários outros programas da Agência Judaica, como o Masa, serão aproveitados para incluir uma componente relevante para ajudar o Sul.

O programa será operado profissionalmente por uma equipe experiente e treinada.

Solidariedade e parceria
Com o tempo, as comunidades parceiras na diáspora se tornarão verdadeiros participantes no processo de reabilitação através de uma variedade de iniciativas concebidas para interagir com os seus colegas israelenses. As oportunidades de parceria incluem o estabelecimento de relações entre escolas, levar jovens para colônias de férias no exterior e desenvolver uma ligação baseada num interesse mútuo como agricultura, esportes ou arte. O objetivo final é realizar encontros pessoais, inicialmente através do Zoom e, em última análise, através de missões solidárias, programas de intercâmbio juvenil, programas juvenis e trazendo 4.000 voluntários que contribuirão com as suas competências para a região, estabelecendo uma ligação real e um sentido de solidariedade.

Fundo para reabilitar comunidades no Sul
O Keren Hayesod deseja estabelecer o Fundo para Reabilitar Comunidades no Sul para ajudar na reconstrução e reabilitação das 10 comunidades que foram dizimadas no massacre de 7 de Outubro. As contribuições feitas ao Fundo pelas campanhas parceiras serão entregues às comunidades de acordo com as necessidades específicas e as circunstâncias particulares de cada uma. Dada a incerteza e fluidez da situação atual, todas as decisões serão baseadas num diálogo e discussão contínuos com a comunidade, com alterações e adaptações feitas conforme necessário. O orçamento também está sujeito a alterações à medida que surgem novas necessidades.

 

Reconstruindo comunidades

O Fundo ligará as comunidades judaicas da Diáspora às 10 comunidades da região do Negev Ocidental a fim de responder às necessidades das comunidades destruídas durante o período de reabilitação e reconstrução com a ajuda de um pacote de ajuda básica. Essa assistência servirá de base para ampliar o relacionamento nas seguintes comunidades:

  • Be’eri
  • Ein Habsor
  • Kfar Aza
  • Magen
  • Mivtachim
  • Nir Am
  • Pri Gan
  • Shlomit
  • Yated
  • Yesha